webmail
painel
Sobre nós
 

Missão:
“Congregar Profissionais que atuem de forma cooperada na prestação de serviços e que promovam o desenvolvimento Rural e Ambiental de Santa Catarina e do Brasil.”

Visão:
“Consolidar-se como referência na prestação de serviço com práticas Sustentáveis para o desenvolvimento Rural e Ambiental em todo território Brasileiro.”

Valores:
Princípios do Cooperativismo
1 - Adesão voluntária e livre
2 - Gestão democrática pelos membros
3 - Participação econômica dos membros
4 - Autonomia e independência
5 - Educação, formação e informação
6 - Intercooperação
7 - Interesse pela comunidade

Nossa História

Primeiras ações
Você sabia que após a fundação da UNEAGRO em 09 de dezembro de 1995, a cooperativa reuniu seus associados em assembleia no dia 22 de março de 1997, no Parque Jonas Ramos, em Lages, sob a presidência do engenheiro agrônomo Sebastião Niederauer, para elaborar seu plano de atividades para o exercício de 97, entre os objetivos propostos estavam: firmar convênios com bancos para a elaboração e execução de projetos e melhorar a sistemática de pagamentos aos cooperados sugerindo inclusive que se visitasse outras cooperativas, para a prática de benchmarking.
Que já era constante a preocupação na divulgação e na melhoria da comunicação interna entre a cooperativa e cooperados, sendo sugerido até que se procure no mercado consultores de marketing para uma futura contratação.
E continuar parcerias com entidades co-irmãs como OCESC, OCB, Sebrae, Incra, AEASC, Seagro-SC e a FAEAB, como vemos pouco ou quase nada mudou.

Números
Nesta assembleia cujo secretario, que foi escolhido na reunião, Raul Zucatto, e que anos mais tarde, também seria seu presidente, foi aprovado as contas do exercício social de 1996 e realizado um balanço da cooperativa, que na data já contava com 52 filiados, também foi eleito o conselho fiscal para o exercício de 1997, assim composto: Edison Gomes de Freitas, José Restelatto Sobrinho e Tássio Dreasch Rech.
E assim sucessivamente em outras assembleias foram aprovados novos planos de atuação, como o de 31 de março de 1998, em São Joaquim, que trouxe como novidade a recomendação que se investisse recursos na criação de um catálogo contendo uma relação dos profissionais, suas habilidades, com localização e endereço completo para serem disponibilizados a propensos clientes e instituições financeiras.
Nesta assembleia também foi eleito e empossado a diretoria para o biênio 98/99, composta pelos seguintes profissionais: Raul Zucatto, presidente; João Carlos de Souza Palma Junior, como vice; João Francisco de Mattos como secretário e para tesoureiro o colega Ivo Eugênio Meyer, era uma chapa consensual.

Mais um ano
Ainda sob a presidência do engenheiro Zucatto, no dia 29 de março de 1999, mais uma assembleia foi realizada, desta feita em Florianopolis, no auditório do Crea, na reunião foi aprovada as contas do exercício de 1998, após lido parecer do conselho fiscal, também a decisão sobre o destino das sobras do exercício, nesta data a cooperativa já tinha 91 associados. Nesta assembleia também foi deliberado que se mantivesse contato com as empresas Basf, Bayer e Souza Cruz, com o objetivo de oferecer os serviços profissionais de seus associados.
Nesta assembleia o consultor do Sebrae, Dilceu Colombelli (já falecido) apresentou aos presentes o programa Qualidade Total Rural – QT Rural, como uma nova ferramenta aos agricultores para melhor administrar suas propriedades, capacita-los na gestão e no gerenciamento de suas posses e agregação de renda no meio rural, com a intensão de cada vez mais fixar o homem no campo. Apresentou como o programa seria realizado, as praças a abrangência do Sebrae e seus custos, sendo que os grupos de agricultores deveriam ser no mínimo de 20 e no máximo de 25 pessoas. Discorreu sobre a possibilidade de um ganho extra aos engenheiros como sendo consultores do programa que tem uma média de 60 horas/aula.

Mudança e atividades desenvolvidas
A grande novidade da assembleia geral extraordinária convocada para o dia 19 de novembro de 1999, foi a primeira alteração estatutária, que aconteceu no Centro de Treinamento da Epagri, mudanças pequenas de acréscimo e inclusão de detalhes no texto original foram aprovadas, dando uma adequação ao texto.
Na apresentação do relatório de atividades de 99, uma novidade apresentada foram as visitas de benchmarking a outras cooperativas no RS, nas cidades de Três de maio e Santa Rosa, composta por técnicos e profissionais de agronomia, bem como de cooperativas na capital, como a Fetrabalho e a Contagel.
Na convocação para a assembleia geral extraordinária do dia 31 de março de 2000, já éramos 101 associados e foi eleita a chapa única, cujo slogan era “Rumo ao III Milênio”, tendo a frente o colega Iris Silveira e como vice o engenheiro agrônomo Raul Zucatto.
Os dois anos seguintes foram importantes para iniciar um trabalho de formação de núcleos visando uma futura organização sistêmica de cooperativas singulares para na sequencia a criação de uma federação. Também a aquisição de uma sede própria e pela formação de uma equipe de apoio administrativa, já que o número e o montante de contratos era uma crescente. Ações de projeção de mercado, com uma mídia mais agressiva e a construção de um site, foram algumas das atividades desenvolvidas neste período.
O plano de trabalho para o ano de 2003 foi fundamentado visando o fortalecimento da Uneagro, com atividades voltadas a um rígido controle administrativo, captação de novos cooperados centralizando ações em futuros profissionais, com palestras e divulgação da cooperativa junto a universidades. Fortalecer os laços com o governo do estado, visando a implantação de mais contratos e trabalhos no projeto Microbacias 2, para após promover uma nova reforma no estatuto social da cooperativa.

Quem Somos
“Uma cooperativa de trabalho que congrega Engenheiros Agronômos e outros profissionais atuantes em Desenvolvimento Rural e Ambiental para prestação de serviço ao mercado catarinense, bem como em todo o país.Atualmente somamos 616 cooperados presentes nos 295 municípios do estado de Santa Catarina."

Nossa fundação foi em 05 de dezembro de 1995, em Assembléia Geral realizada na cidade de Lages-SC, onde alguns poucos idealizadores organizaram-se, e alicerçados em ideais cooperativistas iniciaram o que nos dias de hoje congrega mais de 500 profissionais!

De 1995 até os dias de hoje, muitos foram os acontecimentos de grande significância para a Cooperativa e seus Cooperados em sua atuação no mercado de trabalho e na sociedade como um todo, dentre eles a participação no Projeto Microbacias 2, celebração de convênios diversos com por exemplo banco do Brasil, Banrisul, Sicoob. Ainda além da prestação de serviços por nossos profissionais, muitos contratos foram fechados gerando trabalho aos cooperados, como parcerias com prefeituras, sindicatos, cooperativas, revendas, e ainda no final de 2011 a assinatura de um contrato de prestação de serviço com foco em ATER e diversificação as famílias produtoras de tabaco, com o MDA.

Ainda, além da atuação direta no mercado de trabalho, atuamos conjuntamente com entidades de classe, associações, órgãos de fiscalização, sempre visando colaborar com o processo de construção de nossa sociedade. No ano de 2011 a Uneagro foi incumbida de estar à frente quanto a organização do 7º Congresso estadual dos Engenheiros Agrônomos, um ambiente de discussão de grande importância para agricultura Catarinense e para a Sociedade como um todo, realizado com grande gratificação e alegria por nós!

O que fazemos
Para atingir nossos objetivos a Uneagro se dispõe a promover a venda dos serviços colocados à disposição por seus cooperados. Estes serviços estão subdivididos da seguinte forma:

- TOPOGRAFIA E GEOREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS
- SERVIÇOS TÉCNICOS
- ASSESSORIA E PLANEJAMENTO AGRÍCOLA
- CONSULTORIA E PROJETOS AMBIENTAIS
- CURSOS E PALESTRAS

Além dos serviços prestados pontualmente, a celebração de contratos de serviço e convênios são uma busca constante, avançando em uma relação de trabalho vantajosa tanto para cooperados quanto para nossos clientes, proporcionando um acompanhamento constante das propriedades rurais, associações, cooperativas, prefeituras e demais empreendimentos agrícolas, projetos ambientais e onde mais nossos serviços são necessários!

Onde atuamos
Nossa área de atuação não prevê fronteiras!
Estamos intimamente ligados a agricultura catarinense, isso tanto por termos nascido neste estado, bem como por grande parte de nossos mais de 500 cooperados atuarem aqui. Este fato nos faz presentes na maioria dos municípios Catarinenses, o que nos permite atuar em todo o estado, porém nossa rede de associados alcança também nossos estados vizinhos, o que nos permite a prestação de serviço em outros estados do país.

Sobre nossos profissionais
"Nosso quadro de associados é constituído por Engenheiros Agrônomos e Profissionais de nível superior com grande experiência na agricultura Catarinense. Muitos deles são oriundos de empresas públicas de assistência técnica e pesquisa, empresas de prestação de serviços, e hoje atuam como profissionais independentes prestando os mais diversos serviços e consultorias. Suas experiências de trabalho se potencializam dentro do espírito cooperativista cada vez mais intrínseco na atuação dos cooperados!”

A capacitação contínua e permanente dos associados e o fornecimento de bens destinados ao aperfeiçoamento profissional aprimorando suas formações e asseguram a busca pela excelência do trabalho realizado.

Confira mais sobre nossos profissionais em lista de Cooperados!