webmail
painel
 
NOTA DE PESAR - Eng. Agr. e Seg. Trab. Mário Lanznaster
19/10/2020 às 13:46:07

A UNEAGRO/SC lamenta o falecimento, ocorrido neste domingo (18), do Eng. Agr. Mário Lanznaster, aos 80 anos, presidente da Aurora Alimentos, terceiro maior conglomerado agroindustrial brasileiro do setor da carne. Considerado um dos maiores líderes do cooperativismo brasileiro das últimas décadas, Lanznaster vivia um delicado quadro de saúde desde 2018 em razão de um tumor no fígado, mas apesar da doença trabalhou normalmente até o último dia 11.

Mário Lanznaster presidia a Aurora Alimentos desde 2007 e estava em seu quarto mandato. Antes, presidiu por 12 anos a Cooperativa Agroindustrial Alfa, sendo presidente por dois anos (de 2007 a 2009) da Autora e da Alfa simultaneamente.

TRAJETÓRIA

Lanznaster nasceu em 30 de junho de 1940 no município de Presidente Getúlio. Suinocultor há 40 anos e produtor de milho, feijão, soja e trigo desde 1984 era graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursou MBA em Gestão Empresarial para Dirigentes de Organizações do Sistema de Agronegócio e Formação Geral Básica para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas.

Foi extensionista rural em 1968 nos municípios de Modelo e Chapecó. Em 1974, trabalhou como assessor técnico na Coopercentral quando iniciou a implantação do programa de fomento à suinocultura, conhecido hoje como Suicooper.

Foi vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), entre outros cargos comunitários que exerceu.

Era vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC.

Em outubro de 2002 assumiu a vice-presidência da Cooperativa Central Aurora e em 2007 a presidência.

Recebeu o título de Cidadão Honorário de vários municípios, entre eles Chapecó, Quilombo e Xaxim.

Recebeu da Assembleia Legislativa a comenda de Mérito Empresarial Carl Franz Albert Hoepcke em 2006.

Recebeu outorga de Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina do sistema Fiesc em 2006.

Foi conselheiro fiscal da Federação das Cooperativas do Estado de SC – Fecoagro de 2008 a 2012.

Em 2013 foi eleito Empresário do Ano em Chapecó/SC pela ACIC.

Em 2015 recebeu o reconhecimento como empresário avícola no XXIV Congresso Latino-Americano de Avicultura em Guayaquil, cidade portuária no Equador.

Em 2018 foi eleito Personalidade de Vendas da ADVB/SC.

 
autor:
Léia
 
Seja o primeiro a
comentar essa notícia!
 
 • Veja Também: